Translate

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que ter em casa, Crianças ou Cristais????

Eu sou apaixonada pelos cristais que a minha sogra tem, uma prateleira linda com cristais maravilhosos... todos limpinhos, brilhantes, perfeitos! Então eu comentei com meu marido, com um ar de inveja; - nossa como  a casa dela é impecável, como diria a minha mãe, tudo no seu devido lugar, linda!
E  ele imediatamente falou, amor, a minha mãe e o marido dela, (minha sogra está no segundo casamento que já dura 25 anos) são dois idosos ( para mim nem tanto, eles tem 72 anos os dois) que nem se movimentam na casa, passam o dia inteiro fora de casa, só voltam para dormir, minha mãe nem cozinha mais (realmente, 1 vez por semana ela janta na casa de 1 filho, ela tem 3 filhos. Na nossa casa ela vem sempre as quinta-feiras ou quase todos os dias para brincar com os netos... rssrsr ) por isso que tudo é perfeito, mas também é triste...
Eu questionei,  Triste? Como assim? e ele  imediatamente continuou , claro que é triste. Por exemplo, na nossa  casa tem vida, tem cores, tem movimento, a gente se movimenta para não deixar o Johann (nosso caçula de 1 ano) cair do sofá e se machucar, se movimenta para desentupir o vaso sanitário que o Andries (nosso primogênito de 5 anos) encheu de papael higiênico, se movimnta limpando a sujeira de tinta de caneta, de tinta guache das paredes, da cola que ele usou para colar as figuras, os desenhos que ele faz e gruda nas paredes da casa, no colorido dos brinquedos espalhados pela sala, nas músicas que eles escutam e cantam, no riso, nas brincadeiras, no choro .... ri deles e ri com eles, isso nao é alegria? 
Sabe que realmente, eu acho que você tem razão... disse a ele!  
Só quem tem filhos, ou crianças em casa tem histórias para contar, consegue ser surpreendido pelas perguntas e também pelas respostas que eles inteligentemente nos dão! Cabe a nós, mães, pais, vovós, vovôs,  tios, tias, madrinhas, padrinhos, cuidadores e etc.. os que eu chamo carinhosamente de  "agregados",  cuidar, amar,  perceber e acompanhar o desenvolvimento em todos os aspectos , principalmente o  emocional e educacional. Participar ativamente da vida de nossos filhos, não é perder tempo, e sim investimento num possível adulto feliz e realizado, afinal não é isso que desejamos à eles? Sem contar que nossa "rotina" torna-se mais colorida e divertida!
São 21:20 aqui, hora exata que escrevi esse post, as crianças já dormem e a gente, eu e meu marido, sentimos um vazio, não nego que  nessas  alturas do campeonato estou no modo reserva, bateria low, porém escrever me alimenta e a conversa também...  sabem sobre o que a gente conversa? adivinha quem puder ! sobre as crianças, é claro! Mas logo pedimos pausa, porque também papai e mamãe são namorados......... rsrrrsr

 Porta de casa com o desenho e o relógio das estações do tempo feito pelo Andries.
Andries

Nenhum comentário:

Postar um comentário