Translate

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Educação Básica na Holanda e o Meu Menino Sol!

   Aos quatro anos de idade a criança na Holanda deve ser matriculada no ensino básico em uma escola próxima a sua residência, embora a lei exiga obrigatoriedade a partir dos cinco anos. 
O ensino básico que vai do grupo 1 ao grupo 8 e depois, dependendo do desempenho da criança durante esses oito anos é feita uma avaliação e os pais são orientados  a escolher  melhor o ensino que o filho seguirá, dependendo do desempenho no teste que é realizado no grupo 8. 
 Não vou me aprofundar nesse assunto porque ainda não cheguei lá, meu filho mais velho tem 6 anos e cursa o grupo 3 e o caçula esta no peuterspeelzaal (jardim da infância) e tem só 2 anos, portanto ainda tem muito post pela frente falando sobre isso rsrsrs

No grupo 1 e 2 é como se fosse Jardim II  e alfabetização  no Brasil , para essa criança está apta a cursar o grupo 3 ela deve está pelo menos da fase Silábica, que de acordo com Emilia Ferreiro "é quando a criança  percebe a relação da fala com a grafia, mas escreve uma letra para cada sílaba" caso contrário a criança permanece por mais um ano no grupo 2. 

O Andries começou a despertar para a leitura aos 4 anos, (ainda no grupo 1), no grupo 2 ele deu um susto na professora quando ele mostrou o livro que lia antes de dormir e ela o desafiou a ler e ele leu fluentemente... no inicio do grupo 3, um mês depois das aulas iniciarem ele veio me dizer que ele era um "menino sol". O diálogo foi mais ou menos assim; _ mãe hoje a professora falou que eu sou sol,  e - eu, ok filho. legal!  - ele,  você não fica feliz?? - eu, sim! você é o sol da mamãe e do papai! 

No dia seguinte a professora falou comigo e disse que o Andries estava bem adiantado na leitura e escrita e que por isso eles iriam trabalhar com livros com um pouco mais de dificuldade e que a partir daquele momento ele estaria sendo classificado como "menino sol". De novo, o tal do sol... mas que coisa!!!... chegando em casa fui direto para o google.nl para entender o que siginificava "menino sol".


No grupo 3 eles trabalham da seguinte maneira:

Livros Lua, Livros Foguete e Livros Sol.
Lua, o livro é classificado como fácil, Foguete médio e Sol os livros são considerados difíceis,  as crianças 'Sol' conseguem ler e interpretar sem ajuda do professor, conseguem escrever e transcrever com suas proprias palavras o que leram, conseguem escrever um fato, ou uma situação contados  pela professora, fazem ditado, trabalham as quatro operações matemática com problemas reais , conhecem a formação do espaço, o nome dos planetas e continetes , sabem a função dos órgãos do corpo humano... etc... E uma vez por semana uma criança "sol" senta junto com uma criança que ainda não é sol para ajudá-la com a atividade do dia.















Depois que descobri isso, eu cai na real e fui parabenizar o Andries e dizer o quanto estava orgulhosa por ele ser uma criança "Sol", parece quando a gente conta uma piada e a pessoa só entende no dia seguinte.. hahhahhaha

Todo ano na Holanda, durante uma semana todas as crianças fazem o Cito Toets (uma espécie de provão) sendo que, a Criança lua, foguete e sol fazem as provas de acordo com o nivel de dificuldade a qual já trabalha... ou seja, tem a prova Lua, Foquete e Sol! 
E durante essa  semana os pais foram chamados para os "10 minuten gesprekken"  que significa dez minutos de conversa individual entre professores e pais e são dez minutos mesmo, cronometrado. A professora mostra o gráfico e as notas dos filhos referentes ao exame Cito Toets. 

E para nossa alegria, nosso filho foi maravilhoso no teste, em dois testes (Lingua Holandesa, (leitura, escrita, interpretação) e Ciencias, Historia e Geografia) ele acertou todas as questões, apenas em matemática ele errou algumas das 80 questões... e portanto ele vai precisar fazer de novo em Abril. 

 Enfim pessoal, esse é apenas o início da nossa jornada ainda teremos, se Deus quiser, muitos posts falando sobre Educação aqui no blog... 


2 comentários:

  1. Julienne Andrade6 de julho de 2016 18:34

    Tatiane por gentileza você sabe como é a introdução do inglês na escola básica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julienne,
      Depende muito da escola a qual seu filho estuda. Por exemplo, o meu filho mais velho, vai fazer o grupo 6 a partir do segundo semestre, então ele estudara a disciplina ... Porém, geralmente a maioria das criancas Holandezas já falam Ingles antes mesmo de estudar na escola. O meu filho por exemplo, fala, entende e escreve Ingles... Em outras escolas o estudo do idioma e a partir do grupo, 7 ou 8 e assim vai... Porém, depois do grupo 8, é obrigatorio o estudo do idioma, assim Como Alemão, Frances, Espanhol... (O aluno pode escolher qual quer estudar). Espero tê-la ajudado. Bjs

      Excluir