Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Imitando a mamãe holandesa ....... Elogiando sempre!

A Mamãe holandesa  é sempre muito orgulhosa dos seus filhotes, é natural aqui elogiarem todas as conquistas de seus filhos por menor que nos pareça. Por exemplo, quando uma criança consegue dar os primeiros passinhos, a mamãe e o papai, elogiam e dizem ao filho o quão orgulhosos estão pela sua conquista, cantam parabéns, batem palma, é muito Hip, Hip, Hoera!! (Viva! viva! Oba!)

Na escola também não é diferente, quando as crianças aprendem algo novo, ou quando  são ajudantes das professoras, elas ganham um adesivo colado na mãozinha que significa que ela , a criança,  teve seu esforço reconhecido, e que isso é motivo de orgulho, portanto  exibe o adesivo como se fosse um prêmio. 
 Frases como -" Muito bom!",  "Você deu o seu melhor!", "Estou orgulhosa por você ter conseguido isso!",  "Ficou bom, mas acredito que da próxima vez vai ficar ainda melhor!" São     aqui frases ditas, pelos adultos  às crianças, sempre estimulando usando palavras motivadoras e nunca desanimadoras. Porém, o corpo também precisa dizer o mesmo, e é com exagero que eles o fazem, fazendo ar de espanto, como quem diz, nossa você consegiu isso?! Como você é inteligente! pegando na mão da criança e dando os parabéns, sorrindo, dizendo o quão difícil seria para ele, o adulto, se fosse fazer o mesmo. 

Portanto mamães e agregados, é como profissional que lhes digo que o ato de elogiar fortalece o desenvolvimento emocional e psicológico do seu filho, além de estimular a auto estima, e é precisamente na infância, onde a personalidade está sendo formada, ter seus esforços reconhecidos e elogiados,  faz com que a criança passe a ter maior confiança em sim mesma.  E cá entre nós, quem não gosta de receber um elogio espontâneo e sincero,?!  Então vamos fazer igual as mamães holandesas? já elogiou hoje as crianças da sua casa? Pois, elogie, abrace apertado, beije muito seu filho por cada nova conquista, por tudo que ele fizer, sempre reforçando o quanto ele é especial para você e o quanto todos em casa ficam felizes por ele. 
Beijinhos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Confesso que fico sempre devendo ao meu filhote !! Ele sempre me orgulha mto !! Valeu !

    ResponderExcluir
  2. Lilian, que tal começar hoje? nunca é tarde para dizermos o quanto é grande nosso orgulho por eles. Não perca mais tempo! bjs

    ResponderExcluir