Translate

sábado, 13 de junho de 2015

Nossa Rotina Escolar

Queridos,
Amo escrever esse blog, mas para que isso aconteca  precisamos de tempo e dedicacao e prazer... No momento, perdi meu notebook para meu filho, ele usa para fazer as atividades da escola... e com o iPad não sinto prazer pois o mesmo não permite que  siga corretamente a linguagem culta Potuguesa, porque a configuracao dele é em Holandês e holandes não tem "cedilha" . Perceberam, né? 
Então, mas fiquei muito Feliz em receber pelo meu Facebook visitas de leitores do blog.. Sejam bem-vindos! 
Eu hoje vou compartilhar um pouco de Como funciona a rotina escolar aqui.
As criancas entram pontualmente às 8:30 da manhã e voltam para casa às 14:00 horas.. Mas e o almoco? Bom.. Almoco Como temos no Brasil, não existe aqui.. Comida quente Como falamos, Só comemos Uma vez por dia, os mais tradicionais dos Holandeses jantam pontualmente às 17:00 horas.
Pela manhã, montamos a lancheira das criancas, 1 fruta, dois sucos em caixinha, ou 1 suco e Uma garrafinha de chá gelado, duas fatias de pão integral que pode ser recheado com queijo, ou pasta de chocolate(nutella) ou pasta de amendoim (pindakaas), eu sempre coloco  1 garrafinha de iorgute e 1 garrafinha com água. 
Não é permitido, levar para escola refrigerantes, doces e biscoitos... Teve Uma vez que o Andries, meu filho mais velho, levou biscoito de chocolate e a professora Tomou dele e deu Uma banana para compensar... Isso foi no primeiro ano escolar... Nem precisa
 dizer que eu fiquei indgnada, mas depois compreendi que Normas São normas e que embora defenda a flexibilidade, não tinha o direito de  questionar tal situacão e desde esse dia nunca mais tive o atrevimento de colocar um biscoitinho sequer na lancheira dele.
O ano Letivo inicia aqui em Agosto/setembro e finaliza geralmente junho/julho depende da região que você mora.. Mas durante o ano temos férias paralelas, essas as vezes São sincronizadas.. Uma semana durante o natal que vai ate depois do ano novo, tem voor jaars vakantie  que geralmente é em fevereiro durante o inverno, em maio mais Uma semana  e daí Finalmente as férias de verão ou zommer vakantie :) 
Para nós, as férias de verão comecam a partir do dia 5 de Julho e vão até 17 de agosto, enquanto isso vou me preparando para as  ultimas  semanas, junto com outros pais, comecarmos a limpeza e organizacao da escola.. Todos os brinquedos São lavados, os computadores analizados, se for o Caso, trocado. Pelo menos na escola do meu filho, não existe sala de informatica, porque os computadores ficam na sala de aula mesmo e podem ser usados a qualquer hora por qualquer aluno da classe. Enfim... Somos sempre convidados, convocados para fazermos parte da rotina escolar.. Eu vou sempre que posso.. E quando não posso pessoalmente, peco ajuda da familia, vovó e vovô tambem São sempre bem-vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário